Conheça os palestrantes

e convidados

 
Prof. Dr. Ivan Torres Pisa

Formação: Bacharel em matemática, UNESP Rio Claro (1996). Mestre (1999) e doutor (2003) em ciências no Programa de Pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia, FFCLRP USP. Pós-doutoramento (2005) com bolsa FAPESP no mesmo programa em parceria com UNIFESP. Livre docente pela Disciplina de Informática em Saúde, UNIFESP (2013).

Áreas de atuação: Pesquisador na área de informática em saúde com foco em big data e data science em saúde, descoberta de conhecimento e mineração de dados em saúde. Criador e coordenador do grupo de pesquisa Saúde 360o (http://saude360.com.br). Experiência em matemática e computação. Interesse em mineração de texto em saúde, recuperação de informação, sistemas de apoio a decisão em saúde, sistemas de informação em saúde, telemedicina e telessaúde. 


Rodrigo Juliano Oliveira

Formação: Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado – 2001, Licenciatura – 2003) pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBB/UNESP). Especialista em Análises Clínicas Aplicada à Reprodução Humana (2004) pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB/UNESP). Mestre em Genética e Biologia Molecular (2006) pelo Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB/UEL). Doutor em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBRC/UNESP).

Atuação: professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina Dr. Hélio Madetta (FAMED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (FAMED/UFMS) e do Programa de Genética e Biologia Molecular do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB/UEL). Atua ainda como colaborador do Programa de Mestrado em Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN/UFMS). Na contextualização de sua produção científica os temas mais frequentes são genética toxicológica, carcinogênese, toxicologia da reprodução, células tronco e terapia celular.


Profa. Dra. Suzana Meira

Formação: Possui doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília-DF, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-BA. Realizou estágio de doutorado Sanduíche no Departamento de Microbiologia e Imunologia em Britsh Columbia University no Canadá.

Áreas de atuação: Atualmente está envolvida em projetos de pesquisa relacionados à busca de novos antibióticos contra infecções causadas por bactérias resistentes (causadoras de infecções hospitalares) de biofilmes bacterianos de interesse clínico na Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Católica de Brasília (Brasília) e Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande). Tem experiência na área de citogenética, bioquímica, biologia celular e microbiologia. Atua na prospecção, avaliação e caracterização de peptídeos e proteínas antimicrobianas naturais e sintéticos contra biofilmes bacterianos. Desenvolve projetos que visa a prospecção de produtos bioativos na biodiversidade do cerrado e pantanal. Apresenta experiência na avaliação de compostos antimicrobianos em modelos in vitro e in vivo de infecções.


Vitor Arce Cathcart Ferreira

Formação: Cirurgião Oncológico na EBSERH/HU – Universidade Federal da Grande Dourados; Professor do Curso de Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados; Observer Fellowship no Serviço Hepatopancreatobiliar do Departamento de Cirurgia do Memorial Sloan Kattering Cancer Center em New York – USA (2016); Habilitação em Videocirurgia pela SOBRACIL – Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica; Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica pelo Hospital Erasto Gaertner em Curitiba-PR; Residência Médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Campo Grande-MS.

Atuação:  Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo Instituto Jacques Perissat em Curitiba-PR. Pós-Graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP, São Paulo. Vice Presidente da Regional Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica; Membro Titular da SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica; Membro Titular da SOBRACIL – Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica; Estágio Prático em Cirurgia Hepatopancreatobiliar na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Grande Dourados.


Anelise Samara Nazari Formagio

Formação: Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2004 e 2008).

Atuação: Atua na área de Química Orgânica com ênfase em Química dos Produtos Naturais e síntese orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e identificação de metabólitos secundários monitorado por testes biológicos (antitumoral, antioxidante e anticolinesterasica) e na síntese de compostos biologicamente ativos. Faz parte do corpo docente do programa de pós-graduação em ciências da Saúde-UFGD e Biologia Geral/Bioprospecção-UFGD.


Angela Rios

Formação: Fisioterapeuta graduada em 2004 pelo Centro Universitário São Camilo (São Paulo – SP); Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);  Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Atuação: Militante da Parto do Princípio – Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa; Fisioterapeuta do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD); Apoiadora institucional da Política Nacional de Humanização pelo Ministério da Saúde; Apoiadora institucional da Rede Cegonha pelo Ministério da Saúde; Doula.


Anibal Gil Lopes

Formação: Médico na Universidade de São Paulo; Doutor em Fisiologia de Órgãos e Sistemas (1976) e Livre Docente na mesma área. Pós-doutorado na Yale University, CT, USA; Professor Visitante na The Johns Hopkins University, MD, USA, e no Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Caracas, Venezuela.

Atuação: Iniciou sua carreira na Universidade de São Paulo em 1978, onde se tornou Professor Associado em 1988. Entre 1993 e 2014 foi Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na USP foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisiologia e Presidente da Comissão de Pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas. Na UFRJ foi Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas e Pró-reitor de Ensino de Graduação. Atualmente é Professor Titular e Coordenador do Curso de Medicina da UNICASTELO (Campus de Fernandópolis, SP). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Renal, atuando principalmente no estudo dos mecanismo moleculares do transporte de solutos ao longo do néfron. Sua contribuição à ciência se reflete no grande número de citações de seus trabalhos na literatura especializada internacional (1747 em 13/10/2015, com um índice H de 24). Ao todo, até o momento, publicou 95 artigos completos em periódicos especializados; 12 capítulos em livros nacionais e estrangeiros; mais de 200 trabalhos apresentados em anais de congressos científicos nacionais e internacionais. Membro da Academia Nacional de Medicina, Academia de Ciências Latino Americana, Pontificia Academia Pro Vita (Vaticano), Academia Brasileira de Ciências, Academia Fides et Ratio, Academia Europeia de Ciências Letras e Artes (Paris), Academia Brasileira de Educação, Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Medicina Militar.


Alessandro Postal

Formação: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Atualmente é Chefe do Setor de Atenção à Saúde da Mulher do HU-UFGD/Ebserh.

Atuação: na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Indígena.


Lívia Campos Rodrigues

Formação: Possui Graduação e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Iguaçu (2012). Atua como Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados.

Atuação: Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Clinica Médica Cirúrgica.


Ana Carla Tamisari Pereira

Formação: mestranda do Mestrado Profissional Ensino em Saúde – UEMS; especialista em Atenção Básica em Saúde da Família pela UFMS; especialista em Enfermagem Obstétrica e Enfermagem de Urgência pela Faculdade Iguaçu – ISFACES PR; bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

Atuação: Enfermeira obstetra pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados – filial Ebserh.


Karine Gomes Jarcem

Formação: Graduada em Enfermagem pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Pós-graduada em Enfermagem e Obstetrícia (residência).

 

 


Vanda Moraes e Mello Laurentino Escalante

Formação: Jornalista, graduada em 2004 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), terapeuta Reiki Nível 2, professora de Yoga habilitada em Yoga Restaurativo com Miila Derzett em 2015, e certificada em Hatha Vinyasa Yoga em 2016, pela Aliança do Yoga. 

Atuação: Analista administrativo – jornalista na Unidade de Comunicação Social do HU-UFGD desde 2015, integra a Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD) e participa do Grupo Condutor do Projeto de Formação de Doulas Comunitárias do hospital. Dá aulas de yoga e é vice-presidente da Associação dos Terapeutas Holísticos de Mato Grosso do Sul (ATHO-MS), com sede em Dourados.


Catarina Guerchi Nunes

Formação: graduação em comunicação social – publicidade e propaganda pela UCDB em 2007, licenciatura em artes visuais pela Mozart Um em 2017, mestranda em educação na Universidad Columbia.

Atuação: servidora pública da Universidade Federal da Grande Dourados, fundadora da associação Espaço Mitã escola de educação alternativa – Dourados MS, integra a Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD) atuando como doula comunitária.


Ilma Savala Gonçalves

Daetnia kaiowá, parteira e ñandesy (rezadora), moradora da comunidade Aldeia Amambai.


Lucila Assis

Da etnia kaiowá, parteira, artesã e morada da comunidade Aldeia Amambai.


Lucia Pereira

Da etnia kaiowá, artesã, Graduada em Ciências Sociais pela UEMS/Amambai, Mestranda em Antropologia Social pelo PPGANT da UFGD/Dourados, pesquisa a política do sistema e a política das mulheres kaiowá.


Elizeo Alexandre Junior

Da etnia Guarani Ñandeva, Graduado em Enfermagem pela UEMS/Dourados, Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – FIVALE), Coordenador Técnico do Polo Base de Amambai – SESAI (DSEI-MS).


Luana Marques Rodrigues

Da etnia Guarani, Graduada em Enfermagem pela UNIGRAN/Dourados, Enfermeira em equipe de Atenção Básica na comunidade Aldeia Amambai (Posto Panduí) no Polo Base de Amambai – SESAI.


Paula Rodrigues

Graduada em Psicologia, Especialista em Saúde com ênfase em Saúde Indígena pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde Indígena UFGD/Dourados, Pós Graduanda em Sociedade, Cultura e Ambiente pela UEMS/Amambai e Psicóloga na Secretaria Especial de Saúde indígena Polo Base de Amambai.


O II Congresso de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD acontece de 22 a 26 de outubro de 2018, no auditório e nas salas de aula da Biblioteca do Hospital Universitário da UFGD.

Evento

O II Congresso de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD acontece de 22 a 26 de outubro de 2018, no auditório e nas salas de aula da Biblioteca do Hospital Universitário da UFGD.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Serão aceitos os resumos de trabalhos enviados para o até o dia 03 de outubro de 2018, para o e-mail coenpe.huufgd@gmail.com. Observe as normas.

Envio de Resumos

Serão aceitos os resumos de trabalhos enviados para o até o dia 03 de outubro de 2018, para o e-mail coenpe.huufgd@gmail.com. Observe as normas.
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações e orientações, envie mensagem pelo formulário disponível na página de Contato, ou ligue (67) 3410-3104 ou 3410-3284.

Informações e orientações

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações e orientações, envie mensagem pelo formulário disponível na página de Contato, ou ligue (67) 3410-3104 ou 3410-3284.